Notícias
segunda, 20 de novembro / 2017

   No dia 18 de novembro, a PUC Minas Poços de Caldas e a Província Eclesiástica de Pouso Alegre, constituída pela Arquidiocese de Pouso Alegre e as Dioceses de Campanha e Guaxupé, promoveram um Curso de Formação para Agentes de Pastoral Universitária. Com a presença de 45 participantes, entre agentes de pastoral, integrantes de movimentos que atuam no âmbito universitário, padres assessores e também representantes de outras igrejas cristãs, o curso teve o objetivo de partilhar saberes abrangentes sobre a missão evangelizadora no âmbito universitário para aqueles que já exercem esse serviço e para quem se dispôs a iniciar esse trabalho em suas Instituições de Ensino e Dioceses.

   Durante a manhã as atividades se concentraram em exposição e debate de temas pertinentes à ação da Pastoral Universitária na atualidade. Irmã Maria Eugênia Lloris, integrante da coordenação da Pastoral Universitária da PUC Minas, falou aos presentes sobre os desafios e perspectivas do diálogo da Igreja com as universidades, abordando o caso da Pastoral Universitária diante das especificidades do âmbito da cultura e do conhecimento, com seus diferentes atores e itinerários percorridos nos últimos anos. Em seguida, Ismael Deyber Silva, que atua como secretário da Pastoral Universitária no Regional Leste 2, abordou o fazer pastoral a partir dos eixos estruturantes da Pastoral Universitária, que são espiritualidade, reflexão-formação e socioeducativo. O período da manhã contou ainda com a visita de Dom José Lanza, Bispo de Guaxupé, que reforçou seu apoio para o desenvolvimento das ações da Pastoral Universitária.

  Após o almoço foram realizadas reuniões por Diocese, oportunidade em que os presentes puderam fazer memória das ações já desenvolvidas em suas realidades e discernir sobre os caminhos a serem percorridos no próximo ano. Na plenária final houve a deliberação para que o ano de 2018 seja de concentração de esforços para suscitar experiências e núcleos de Pastoral Universitária nas Instituições de Ensino presentes em cada Diocese, como também de reforçar as experiências já existentes. No nível provincial, o encaminhamento aprovado pelos presentes prevê a realização de um novo Curso de Formação em fevereiro de 2019, ocasião em que serão priorizadas palestras e oficinas que compartilhem dimensões teóricas e práticas de um dos eixos de atuação da Pastoral.  

   O Curso foi encerrado com a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Pouso Alegre, Dom José Majella, que falou sobre a importância da presença cristã no âmbito das universidades, a partir da ação e do testemunho.

 

...

segunda, 14 de agosto / 2017

Nos dias 10 e 11 de agosto, professores e alunos da Universidade participaram da 6º Feira de Profissões do Colégio Padrão em Poços de Caldas. Cerca de 400 alunos de ensino médio estiveram no espaço dedicado à PUC Minas para esclarecer dúvidas e saber um pouco mais sobre os cursos de interesse.

...

quinta, 06 de julho / 2017

  No dia 4 de julho, a partir das 11h30, professoras e alunos do Curso de Fisioterapia e Engenharia de Produção farão a doação de uma cadeira beira leito para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Poços.

   O dispositivo auxiliar foi produzido e doado pelo Dr. Luís Antônio Nunes, que há 26 anos presta serviço no Hospital Municipal do Tatuapé /SP e no Hospital Emilio Ribas /SP. Idealizador do projeto, ele esteve presente no Simpósio de Fisioterapia do Campus, com o minicurso Mobilização Precoce e Tecnologia Assistiva, e falou aos participantes sobre a importância do recurso que atende de forma satisfatória as necessidades dos pacientes que não conseguem se levantar sozinhos do leito.

   Bem estabelecida na literatura, encontra-se a imobilidade causada pela longa permanência do paciente crítico, cujos prejuízos incluem a intolerância aos exercícios, dispneia, entre outras complicações que dificultam a melhora do paciente. Desta maneira, o dispositivo assistivo, feito a baixo custo com canos de PVC e cola, é um recurso facilitador da mobilização precoce, utilizada pelos profissionais que assistem o paciente que se encontra restrito ao leito da UTI.

    No minicurso, os participantes montaram uma cadeira que ficará na área de neurologia da Clínica de Fisioterapia do Campus. Outras duas cadeiras beira leito também devem ser doadas em agosto para a Associação das Damas de Caridade e para o Hospital Santa Lúcia.

...

sexta, 16 de junho / 2017

   No dia 15 de junho a PUC Minas em Poços de Caldas participa das montagens dos tapetes de Corpus Christi com a participação de alunos e funcionários voluntários. Seis paróquias devem receber a parte designada da Universidade que pretende montar os tapetes com sal colorido. São elas: Basílica Nossa Senhora da Saúde; Paróquia São Sebastião; Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Caldas; Paróquia Santo Expedito e Paróquia Nossa Senhora do Carmo em Campestre.

  A prática da tradição católica, surgida em Portugal e posteriormente difundida no Brasil durante o período colonizatório, consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passará. O de mais costume são desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

   A imagem escolhida pela Pastoral Universitária do Campus foi do Espírito Santo, representando a criatividade, o conhecimento e a ciência. Para a pastoralista Rosinei da Costa Papi o momento reflete uma expressão de fé. “Achamos interessante que ao invés de fazer o tapete no Campus fôssemos até a comunidade com alunos, professores e funcionários engajados nas missões católicas e que junto à PUC pudéssemos agradecer a Deus, fazendo um louvor pelos 20 anos de caminhada aqui”, disse.

  Para o aluno de Psicologia, Mathias Antônio Oliveira, que participou da montagem do tapete em Caldas, a oportunidade garante levar o nome da Instituição de forma positiva. “Acho interessante para demonstrar que existem pessoas dentro da Universidade que conseguem expressar sua fé e levar um pouco da PUC para onde forem”, afirmou.

  A montagem dos tapetes em cada comunidade católica acontece antes da procissão de Corpus Christi. A funcionária da Secretaria Acadêmica, Sônia Aparecida Tavares da Mota nasceu em lar cristão, é ministra da eucaristia na Basílica Nossa Senhora da Saúde e sempre esteve envolvida nos eventos da igreja católica. É a primeira vez que participa da montagem do tapete e garante ter sido uma experiência emocionante. “A experiência é muito boa, porque não fizemos o tapete pra nós, fizemos para o Corpus Christi. É um presente para o corpo de Deus e também uma oportunidade de deixar registrado o nome da PUC”, disse.

  O professor Rodrigo Gonçalves, do Curso de Engenharia Elétrica, também participou da montagem de um dos tapetes e deixou registrada a presença de quem está envolvido com as atividades da igreja católica há 20 anos. “É importante para o convívio, porque estamos desenvolvendo uma atividade em comum e mais do que isso, representa o Corpo de Cristo. De maneira geral, essa contribuição e participação são muito importantes e receber o convite para a montagem do tapete da PUC foi uma honra”, disse.

...

sexta, 28 de abril / 2017

   O Curso de Ciência da Computação da PUC Minas em Poços de Caldas é o único representante mineiro classificado para a etapa final nacional da 15º edição do Imagine Cup, evento mundialmente conhecido como a Copa do Mundo da Computação, promovido pela Microsoft, que este ano acontece de 15 a 18 de maio, em Fortaleza-CE.

   A equipe Appoint que representará a Universidade no evento é formada pelos alunos Guilherme Guimarães Vieira e Guilherme Augusto Germinari dos Santos. O projeto desenvolvido é um aplicativo que reúne diferentes estabelecimentos de entretenimento, tais como campos e quadras de futebol, campos de paintball, pistas de kart, cinemas, teatros, eventos culturais entre outros, e permite a reserva de horários nesses locais e pagamento online 24h por dia. O aplicativo permite a facilidade de agendamento, pagamento, cancelamento, background de informações sobre estabelecimentos e a procura por diversas opções de diversão. Além disso, o usuário contará com lembretes sobre o dia do agendamento e fará tudo de forma simples e sem burocracias. Também será permitido fazer avaliações sobre o estabelecimento (que ficará sempre visível nas buscas realizadas) e futuramente criar grupos de agendamento que permitam dividir o valor entre todos os integrantes, sem que haja qualquer necessidade de pagamento no local. Do outro lado, estão os donos dos estabelecimentos que formam o segundo grupo de pessoas beneficiadas com o Appoint. Para esse público a proposta é ressaltar a gestão dos agendamentos, gestão financeira do negócio, diminuição de cancelamentos em cima da hora, maior proximidade e contato com o cliente, entre outros. Como modelo de monetização foi pensado uma mensalidade acessível ao dono do estabelecimento e/ou uma porcentagem de participação nos agendamentos realizados, dessa forma não seria necessário cobrar os usuários pela utilização do aplicativo. O modelo de negócios é aplicável a todo estabelecimento que faça agendamentos em qualquer parte do mundo.

   Para o professor Will Ricardo dos Santos Machado, orientador do projeto, a classificação para a etapa final nacional atesta a qualidade do Curso de Ciência da Computação no Campus, assim como as quatro estrelas do Guia do Estudante, a excelente qualificação do corpo docente da Universidade, a existência de um Centro de Inovação Microsoft (MIC) dentro da Universidade e a parceria existente com diversas empresas locais da área de Tecnologia da Informação (TI). “Sem dúvida alguma esta classificação valoriza muito o trabalho que vem sendo realizado pelo curso, mostrando aos alunos que a formação que eles recebem na Universidade possibilita que tenham totais condições de desenvolverem trabalhos grandiosos e concorrerem em nível de igualdade com alunos de qualquer outra universidade renomada na área de TI. Acreditamos que nosso projeto tem grandes chances de se classificar para a final mundial”, diz.

   Na etapa final as equipes devem se esforçar ao máximo para mostrar bons resultados e o marketing é o grande aliado. Sendo assim, vale time uniformizado, brindes para jurados, banners, vídeos, entre outras ideias que chamem a atenção da banca. Serão sete jurados por banca: startups, jornalistas e especialistas técnicos. Haverá também o prêmio “Escolha Popular”, quando as equipes deverão mobilizar suas instituições, comunidades, amigos e redes sociais para a votação. Cada time terá uma hashtag que será sempre usada com #ImagineCupBR, e assim valerá compartilhamentos, curtidas das fotos na fanpage e as atualizações no Twitter. O aluno Guilherme Guimarães Vieira explica que a preparação tem sido bastante intensa. “Temos um cronograma apertado para fazermos melhorias em nosso protótipo, pesquisas de mercado para gerarmos indicadores consistentes para as apresentações e treinamentos para conseguir passar da maneira mais simples e direta os benefícios e diferenciais do aplicativo. Nosso maior desafio está sendo conciliar trabalho, faculdade e startup, mas estamos bem focados e confiantes”, afirma.

A competição

   A Imagine Cup envolve estudantes de todo o mundo, com idade a partir de 16 anos. Em grupos, criam e desenvolvem aplicativos, jogos e soluções que podem mudar o cotidiano das pessoas em seus diferentes ambientes de vivência. Também é a oportunidade para jovens que queiram fundar algo inovador na área da tecnologia. Na última edição, o evento reuniu 1,7 mil competidores representados por 245 equipes. Cerca de 60% dos projetos finalistas da competição tornam-se startups logo no primeiro ano. Para o aluno Guilherme Augusto Germinari, participar do evento com um projeto inovador significa muito. “Eu sempre acreditei no Appoint e agora que somos finalistas da etapa nacional provamos pra nós mesmos que o projeto tem um potencial gigante. Estou ainda mais convencido que nossa ideia será realidade e muito bem sucedida. A sensação é que o sonho está cada vez mais perto”, conta.

   A final mundial acontecerá no mês de julho, em Seattle, nos Estados Unidos, onde está a sede da companhia. O vencedor global ganhará convite para a Microsoft Build 2018, conferência de desenvolvedores, uma mentoria exclusiva do CEO da Microsoft, Satya Nadella, e 100 mil dólares. Mais informações sobre o aplicativo, http://www.appointweb.com e https://www.facebook.com/appointweb/ e a hashtag usada para torcer ou mencionar algo sobre o aplicativo da equipe mineira no Twitter e no Facebook é #appoint e #ImagineCupBR.

 

 

 

 

...

Conecte-se a PUC          

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.701-355 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200