segunda, 14 de novembro / 2016

 

A prova de Produção de Texto, aplicada aos candidatos ao Vestibular PUC Minas para o ano de 2017, neste domingo, 13 de novembro, exigiu que eles redigissem uma carta aberta, para ser postada nas redes sociais, sobre o tema Os Discursos de Ódio na Internet e os Limites da Liberdade de Expressão. Na carta aberta, gênero textual argumentativo geralmente utilizado para tratar de temas de interesse coletivo, o candidato deveria assumir a posição de representante de turma do 1º período da universidade, manifestando-se em relação a exemplos concretos e apresentando argumentos que deixassem claro o próprio ponto de vista sobre o tema.

Mais uma vez o Curso de Medicina, ministrado no Campus Betim, foi o mais concorrido do vestibular, nesta edição considerando-se o total de vagas para o 1º e 2º semestres. Na sequência, os mais concorridos foram os cursos do Campus Coração Eucarístico em Direito (manhã) e em Odontologia (integral). Em quarto lugar, Direito (manhã) da Unidade Praça da Liberdade. E, em quinto, o Curso de Psicologia (manhã), do Campus Coração Eucarístico.

O índice de desistência, relativo àqueles candidatos que não compareceram às provas, ficou em 8,3%, o que equivale a 754 inscritos por esse sistema. Oitenta e um candidatos, na maioria com deficiência visual e déficit de atenção, solicitaram os testes com letra ampliada, tempo adicional e/ou ledor/transcritor.

As inscrições ao Vestibular, pela média da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), anos 2013 a 2015, continuam abertas até esta quarta-feira, 16 de novembro, pela internet, no pucminas.br. O valor da inscrição é R$ 35. Pela nota no Enem, o candidato pode se inscrever para cursos de diferentes áreas, aumentando, assim, a chance de ser aprovado.

Resultado, matrículas e documentação

O resultado do processo seletivo será divulgado até 3 de dezembro. A matrícula dos aprovados, tanto para o 1º semestre quanto para o 2º semestre, serão realizadas em dezembro de 2016. Para os aprovados para o 1º semestre, em todos os campi e unidades, a matrícula em primeira chamada será nos dias 5 e 6 de dezembro, das 8h às 19h. Para os aprovados para o 2º semestre de 2017, a matrícula em primeira chamada será no dia 14 de dezembro, das 8h às 19h.

Para todos os cursos/turnos e locais/polos, o critério de convocação para a matrícula é o de opção por curso/turno e local/polo, da seguinte forma: será seguida a ordem decrescente da nota final do Processo Classificatório, convocando-se para a matrícula, no curso/turno e local, os candidatos que tenham feito opção por esse curso/turno e local, até que seja atingido o limite das vagas oferecidas para o 1º semestre de 2017; após realizadas todas as convocações referentes ao preenchimento das vagas oferecidas para o 1º semestre de 2017, serão convocados os candidatos aprovados para preenchimento das vagas oferecidas para o 2º semestre do mesmo ano, seguindo-se a ordem de classificação.

O candidato matriculado para início do curso no 2º semestre de 2017 poderá ter antecipada sua matrícula para início do curso no 1º semestre de 2017, até o limite de vagas ofertado para o semestre, respeitada a ordem de classificação dentro do sistema adotado (provas ou Enem) e desde que, no ato de matrícula, tenha feito a opção pela antecipação. Neste caso, o candidato será comunicado do deferimento da antecipação por telefone/SMS e orientado sobre procedimentos de regularização acadêmica.

Os documentos, original e cópia, necessários à matrícula são: certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; comprovante de recolhimento da 1ª parcela da semestralidade; documento comprobatório de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; carteira de identidade ou documento equivalente, expedido por repartição oficial; CPF do candidato; e certidão de nascimento ou de casamento.


Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200